quarta-feira, 29 de maio de 2013

Série Sistema Solar: Júpiter

Planeta Júpiter.    Fonte: revistadeciframe.com
Continuamos nossa viagem pelo Sistema Solar... E nosso destino de hoje é Júpiter...

Júpiter, nome que corresponde, no grego, ao deus Zeus, o maior e mais poderoso do Olimpo... O planeta faz jus a esse nome, não é mesmo?... É o maior do Sistema Solar, é o quinto em distância do Sol, estando em média a 800 milhões de quilômetros da estrela...

Júpiter tem cerca de 141 mil quilômetros de diâmetro, 11 vezes a Terra,  possui uma massa 2,5 vezes maior que todos os planetas do Sistema Solar juntos! Júpiter é um planeta gasoso - planetas gasosos são chamados também de jovianos - ou seja, não é rochoso como os planetas telúricos ( Terra, Vênus, Marte e Mercúrio), apesar de possuir um núcleo sólido. Sua temperatura média é cerca de -108°C.

Sua atmosfera é composta basicamente de Hidrogênio e Hélio, mas também há amônia, metano em proporções bem pequenas. Sua atmosfera é bem turbulenta, os ventos por lá atingem o patamar de 600km/h!

Uma anomalia bem conhecida de sua atmosfera é a Grande Nuvem Vermelha:

Grande Mancha Vermelha em Júpiter.   Fonte: imperiumsolis.blogspot.com
Os ventos nessa tempestade atingem cerca de 500km/h. Ela está lá a muito tempo, datado desde do século XVII. Além da idade, impressiona as dimensões, possui em torno de duas vezes o tamanho da Terra!

Júpiter tem um dia bem curto, em torno de 10 horas e um ano lá, corresponde a cerca de 12 anos terrestres.

O maior planeta do Sistema Solar tem 63 satélites naturais confirmados. Uma boa parte, cerca de 47, são bem pequenos, com diâmetro da ordem de 10km de diâmetro. Os maiores, e conhecidos, são: Ganimedes, Calisto, Io e Europa. Há um destaque maior para Ganimedes, pois ele é o maior satélite de todo Sistema Solar, é maior até mesmo do que Mercúrio! Essas quatro "luas" são também chamadas de galileanas, pois foram vistas pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610.

Maiores satélites de Júpiter sendo comparados com o diâmetro da nossa Lua.
Fonte: obaricentrodamente.blogspot.com 
Esses satélites têm características interessantes e importantes para a ciência. Além da singularidade de Ganimedes, Io é um dos poucos corpos do Sistema Solar que possui atividade vulcânica e é bem provável que haja oceanos líquidos especialmente em Europa.

 As belezas desse planeta não param por ai. Poucos sabem é que Júpiter também tem anéis! Claro que são invisíveis para nós aqui na Terra, porque são muito finos e tênues. Provavelmente são fruto de poeiras vindas de seus satélites.

Silhueta dos anéis de Júpiter fotografada pela sonda Galileo.
Fonte: wikipedia.org
Várias sondas já foram enviadas ao planeta ou passaram por lá nas últimas décadas. Destaque para as Voyager e para a sonda Galileo (imagem acima foi feita à partir dela). Para o futuro, em 2016 a sonda Juno, que foi lançada em 2011, deve chegar em Júpiter. Espera-se que ela dê muitas informações da atmosfera do gigante gasoso.

Para quem gosta de observar o céu, Júpiter é visível a olho nu. Mas com pequenos binóculos já é possível distinguir os seus 4 maiores satélites. Bons Céus!

Nossa visita ao gigante gasoso termina aqui, mas a viagem continua... Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...