quinta-feira, 23 de maio de 2013

Série Sistema Solar: Marte

                                                                                        Fonte: wikipedia.org
Continuamos nossa viagem pelo nosso Sistema Solar, saímos da Terra e vamos em direção à Marte, nosso vizinho mais externo...

O nome desse planeta vem do deus latino, Marte, o deus da guerra, seu correspondente na mitologia grega é Ares. Sua distância média ao Sol é de cerca 228 milhões de quilômetros. A distância do planeta à Terra varia de 60 milhões de quilômetros a cerca de 360 milhões de quilômetros. É o último planeta telúrico ( planeta telúrico é o mesmo que rochoso).

Marte tem algumas semelhanças com a Terra, por exemplo, o dia lá tem quase a mesma duração e também tem quatro estações, mas o ano dura quase 2 anos terrestres, são cerca de 686 dias. A sua atmosfera tem uma constituição bem diferente, cerca de 97% é constituída de dióxido de carbono, 2,7% de nitrogênio e pouquíssimo oxigênio, cerca de 0,2%. O restante são gases diversos. A temperatura na superfície do planeta varia de -90°C a 30°C.

O Planeta Vermelho tem aproximadamente a metade do diâmetro da Terra, por volta de 6.792 km.

Comparação entre a Terra e Marte. Fonte: Wikipedia.org
E o nome Planeta Vermelho? Esse nome vem do fato de que Marte tem uma superfície avermelhada-alaranjada, como podemos ver. Essa cor característica do solo marciano vem da presença do óxido de ferro, nada mais que ferrugem, presente em minerais como hematita. Outra característica da superfície desse planeta são as grandes planícies, mas há muitas crateras, vales e montes. A maior elevação do Sistema Solar é de lá, o chamado Monte Olimpo que tem cerca de 25 km da base ao topo. Para ter uma ideia, a maior elevação da Terra é o monte Everest com quase 9 km de altura, ou seja, o "montinho" de nosso planeta é quase 3 vezes menor do que a "casa dos deuses" lá de Marte. Impressionante, não?!

Marte tem dois satélites naturais: Fobos e Deimos (em grego, Medo e Terror, filhos do deus Ares). São bem pequenos, da ordem de 20 km de diâmetro, eles têm uma forma irregular, semelhante a uma batata. Provavelmente são asteroides capturados pela gravidade do planeta.


As duas "luas" de Marte. Fonte: blog.educacaoadventista.org.br

Marte é de grande interesse de estudos desde um bom tempo atrás. O envio, ou somente tentativas, de sondas para investigar o planeta vem desde o primeiro ano da década de 70. Mas a que chegou com sucesso à superfície marciana foi a sonda norte-americana Viking I que pousou no solo em 1976. De lá pra cá, diversas sondas foram enviadas à Marte, a mais recente pousou por lá em agosto de 2012, é a Curiosity, que além de nos encantar com belíssimas imagens do planeta vermelho, concede muitos dados cruciais para estudos científicos.

Foto tirada pela própria sonda Curiosity em solo marciano. Fonte: nasa.gov

Mas logo, ou nem tanto assim, o humano deve pisar em Marte. É muito provável que essa façanha seja feita por volta da década de 2030. Mas existe uma empresa holandesa, a Mars One, que quer levar humanos ao planeta um pouco mais cedo, por volta de 2023, e você pode fazer sua inscrição... serão 7 anos de treinamento para uma equipe de 40 pessoas. Mas um detalhe, a viagem é só de ida! Isso mesmo, quem quiser conhecer Marte de perto, terá que ficar por lá mesmo.

Nossa viagem pelo Planeta Vermelho termina aqui, é o final de uma visita, mas a grande viagem pelo Sistema Solar continua na próxima semana... Não perca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...