quarta-feira, 1 de maio de 2013

Série Sistema Solar: Vênus

Nossa viagem pelo Sistema Solar continua, saímos de Mercúrio e agora nos encontramos em Vênus...



Muito conhecido como Estrela D'alva aqui no Brasil, por se apresentar antes do amanhecer e antes do anoitecer, mas como sabemos não é uma estrela e sim um planeta chamado Vênus.
Seu nome é latino e tem correspondência no grego como Afrodite, a deusa do amor, da beleza... Está a cerca de 108 milhões de quilômetros do Sol, é o segundo em distância a estrela, é o planeta mais brilhante visto aqui da Terra.
Enquanto Mercúrio é bem pequeno (2/5 do tamanho da Terra), Vênus é comparável ao nosso planeta, tendo apenas 650 km de diâmetro a menos.


Além do tamanho, Vênus é muito semelhante à Terra em composição química e massa. Mas algo é bastante diferente, sua atmosfera extremamente densa. Ela é composta por cerca de 97% de gás carbônico e os outros 3% é praticamente nitrogênio, a atmosfera que além de gerar uma pressão atmosférica cerca de 100 vezes maior do que a da Terra, faz a temperatura chegar a impressionantes 460°C devido ao super efeito estufa. Temperatura maior até do que Mercúrio! Suas nuvens são formadas por diversas substâncias, uma delas é o ácido sulfúrico. Devido a essa espessa atmosfera sua superfície só pode ser visualizada por radar.

Vênus guarda outras características bastante diferentes, por exemplo, seu movimento de rotação é oposto ao dos outros planetas, ou seja, enquanto na Terra o Sol nasce a leste e se põe a oeste, lá o Sol nasce a oeste e se põe a leste! Como se não bastasse essa esquisitice, é o único planeta em que o período de rotação (243 dias) dura mais do que o período de translação (225 dias). O dia em Vênus é maior que o ano!

Assim como Mercúrio, o planeta Vênus, por estar entre o Sol e a Terra, atravessa o disco solar em determinados momentos da história.


Esse fato ocorre aos pares com 8 anos entre cada acontecimento, em um período de cerca de 105 a 120 anos aproximadamente. Nesse século XXI o último acontecimento foi no ano passado, 2012, que fez parte do par 2004-2012. Os últimos trânsitos aconteceram nos finais do século XIX, em 1874-1882. Os próximos trânsitos serão no século XXII e acontecerão em 2117 e 2125.

Esse bonito e brilhante planeta pode ser visualizado por pequenas lunetas, telescópios, binóculos, no qual podemos observar suas fases, ou dependendo da abertura do instrumento, mais detalhadamente sua atmosfera.

Nossa viagem por Vênus termina aqui... Mas no próximo post vamos continuar essa viagem pelo belo Sistema Solar. Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...