Este planeta está a aproximadamente 58 milhões de quilômetros do Sol, é o mais próximo do astro rei e também o menor de todos os planetas tendo apenas 60% do tamanho da terra. O nome Mercúrio vem do deus grego Hermes, filho de Zeus.
Ele tem uma atmosfera muito tênue, constituída por oxigênio, hidrogênio, sódio, potássio. Sua aparência é semelhante ao da Lua, cheio de crateras resultantes de choques de meteoritos, a maior das crateras é a chamada Bacia Caloris com cerca de 1.300 km de diâmetro proveniente de um impacto muito violento que até expulsou parte do manto do planeta.
Uma peculiaridade do planeta é sua variação de temperatura. que por sinal é a maior do sistema solar, as temperaturas oscilam entre -170°C na parte escura e 430°C na parte iluminada. Impressionante, não é?!!!
Em relação aos seus movimentos: sua translação ao redor do Sol dura 88 dias terrestres e sua rotação é de 59 dias terrestres.
Mercúrio é um planeta interior o que resulta na possibilidade de transitar em frente ao Sol. Esses "desfiles" do planeta frente a estrela ocorrem de 13 a 14 vezes a cada século e nos meses de maio ou novembro.
A última passagem dele foi em 8 de novembro de 2006 e o próxima é daqui a 3 anos, em 9 de maio de 2016 e será visível completamente aqui da América do Sul, aguardem...
Nossa visita a Mercúrio termina agora, mas aguardem a próxima viagem pelo sistema solar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário