quarta-feira, 27 de março de 2013

Série Sistema Solar: O Sol

Olá a todos, iniciamos agora a nossa viagem pelo sistema solar. A cada semana iremos conhecer mais detalhadamente cada astro importante em nosso sistema. Boa viagem!!!



Ele já foi chamado de Hélio pelos gregos, Mitras pelos persas e Rá pelos egípcios, na viagem de hoje visitaremos o Sol, nosso astro rei.
Dentre todos os astros, o que mais influencia a nossa vida é, sem dúvidas, o querido Sol. Nos traz calor ( e muito, no caso do Brasil  rsrs), e vida a esse pequeno planeta chamado Terra. Como sabemos, na postagem de abertura dessa série, veja aqui, ele é o centro gravitacional do sistema solar. Em torno dele orbitam os outros corpos, é ele que mantém o sistema organizado. Ele tem cerca de 1,4 milhão de km em seu diâmetro equatorial, cerca de 109 Terras cabem em seu diâmetro!! Está a cerca de 150 milhões de km de distância de nós.

Mas na verdade, o que é o Sol? Bem, como a maioria sabe, ele é uma estrela. E é uma estrela típica, ou seja, das mais comuns do Universo. Portanto, o Sol sendo uma estrela é uma fonte de energia.
E essa energia é imensa! De toda a energia presente aqui na superfície da Terra, 99,98%  é proveniente dela!

E de onde vem toda esse energia colossal? Vem da fusão nuclear! Para quem não sabe, uma breve explicação: fusão nuclear é uma reação a nível do núcleo dos átomos. Essa reação é basicamente o processo de "juntar" núcleos de átomos menores e transformá-los em átomos maiores. No caso das estrelas, em sua grande maioria, os átomos de Hidrogênio são "juntados" para formar um átomo de Hélio. Nesse processo a energia liberada é imensa.

E por que ocorre isso? Bem, o Sol tem uma massa enorme ( muito grande mesmo), tendo, portanto, uma imensa força gravitacional que comprime fortemente sua matéria. Então a temperatura atinge, no núcleo da estrela, cerca de 15 milhões de graus, propiciando a fusão nuclear.

Toda essa energia é levada à superfície do Sol por meio da convecção, que nada mais é do que o movimento dos gases de sobe e desce, o calor sai da região mais quente (núcleo) subindo para a região mais fria (superfície) e descendo novamente, iniciando o ciclo. Ao chegar na sua superfície, essa energia é emitida em todas as direções, agora a emissão da energia se dá na forma de radiação, chegando até nós.
Uma curiosidade, essa energia que você vê do Sol em forma de luz chegando dentro de sua casa, demorou cerca de 1 milhão de anos para sair do núcleo da estrela, essa demora se dá pelo fato da dificuldade que é para essa energia sair de lá, muita matéria comprimida ( que sufoco né?). Uma outra, a luz do sol demora aproximadamente 8 minutos para chegar aqui, ou seja, se o Sol desaparecesse, levaríamos 8 minutos para descobrir.
Nosso Sol é incrível, no futuro vamos aprender muito mais sobre ele.

Gostou? Comente!
Aguarde os nossos próximos episódios, não perca!!! Nossa viagem só está começando...

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...