Hoje vamos falar sobre todo o conjunto desses astros: o Sistema Solar.
O nosso Sistema Solar abrange não somente o sol e planetas, mas muito mais que isso, abrange também cometas, asteróides, planetóides, satélites naturais.
Como sabemos, no Universo a distribuição de objetos e suas hierarquias são regidas basicamente pela força gravitacional. Portanto, como o sol é muito grande e contém uma massa imensa, ele é o foco principal de atração, reunindo em torno de si vários corpos ( o sol concentra 99,86% da massa de todo o sistema solar!).
Uma curiosidade interessante é que os astros ao redor do sol não orbitam exatamente o centro da estrela, mas sim o chamado Centro de Massa que está a . Isso acontece porque o Sol não está sozinho, mas existem diversos outros astros o orbitando, o principal astro que faz "arrancar" do centro do Sol o centro de massa é Júpiter, por ter uma massa muito grande também. A imagem abaixo representa bem claro esse fenômeno:
O centro de massa (representado pela cruz na imagem).
Mas o centro de massa do sistema solar não está fica fixo em um único lugar, ele varia de posição ao longo dos anos, veja:
Posições do centro de massa do sistema solar ao longo de algumas décadas.
Outra característica do importante é que as órbitas dos planetas e o equador celeste estão aproximadamente no mesmo plano. As órbitas são, também, quase circulares.
Ref. Introdução Astronomia e Astrofísica - INPE
Não perca as próximas postagens! Deixe aí seus comentários! Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário