quarta-feira, 6 de março de 2013

A origem da Semana

   Estamos tão envolvidos em nossas atividades do dia-a-dia que nem percebemos o tempo passar. E muito menos pensar na origem de algo tão costumeiro, a semana. De onde surgiu a semana? Vamos lá!

   Para começar, a palavra semana vem do latim septmana, que significa sete manhãs, era usado na Antiga Roma. O conceito de semana com 7 dias veio da duração de cada período lunar marcante ou da adoração aos sete astros errantes (o sol, lua e os planetas) pelos babilônios.
   O domingo era dedicado ao Sol, a segunda-feira à Lua, a terça à Marte, quarta à Mercúrio, quinta à Júpiter, sexta à Vênus e sábado a Saturno. Diversas línguas modernas como o espanhol, inglês, francês e alemão, utilizam como base o nome destes astros em latim para nomear os dias da semana: Solis, Lunae, Martis, Mercurie, Jovis, Veneris e Saturni.
   A língua portuguesa não seguiu essas denominações pela influência do cristianismo. As comemorações da Páscoa Cristã, originalmente, duravam uma semana de orações. Os dias da Páscoa eram chamados feriaes em latim, significa feriados. O domingo era chamado de feria-prima, a segunda era feria-segunda e assim por diante. O sábado vem da palavra latina Shabbath, que corresponde ao dia de descanso dos Hebreus. A denominação domingo usada pelos povos latinos se origina da substituição de feria-prima por dominica, imposta pelo imperador Flávio Constantino (280-337 d.C.), o que significa " o dia do Senhor", quando houve a conversão do imperador ao cristianismo.

Gostou, deixe seus comentários ai!!!
Até a próxima, abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...