quarta-feira, 20 de março de 2013

As Estações do Ano



Hoje, 20/03, iniciou às 8:02 da manhã o outono aqui no Hemisfério Sul e a pergunta é: Você sabe por quê há as estações do ano? Se não, leia este post, mas se sim, leia também ;) .

Para entendermos como acontecem as estações do ano, precisamos entender a dinâmica dos movimentos da Terra ao redor do Sol, pois estão intimamente ligados. Vejam a imagem abaixo:


Vemos nesta imagem o Eixo de rotação da Terra e o Plano da Eclíptica que é um plano imaginário da órbita da Terra ao redor do sol.



O Equador forma um ângulo de 23,5° aproximadamente em relação ao plano da eclíptica, ou seja, é inclinado, que se mantém durante toda a sua órbita.



Pela imagem acima vemos que ao longo do ano essa inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita (eclíptica) causa uma varição de luminosidade que atinge a Terra em diferentes localidades. Essa variação de luminosidade que gera os Solstícios e Equinócios, as estações do ano.



Nessa representação acima mostra perfeitamente o que foi dito anteriormente. Por exemplo, tomemos como referência o Hemisfério Sul, no dia 21/12 é o início do verão deste hemisfério, a luz do sol incide em ângulo reto ao Trópico de Capricórnio, o sol fica a pino, portanto esquenta mais e é o dia mais longo do ano. Nesse mesmo período no Hemisfério Norte, acontece o oposto, é inverno e os raios do sol estão mais inclinados, portanto ficando mais frio e é o dia de menor duração do ano. São os Solstícios de inverno e de verão ( solstício vem do latim solstitium que significa Sol parado). Quando é inverno no Hemisfério Sul, o Sol fica a pino no Trópico de Câncer.

Além disso, existem as estações que fazem esta transição, são os Equinócios ( palavra de origem latina que significa noites de iguais duração). Nessas duas épocas do ano, 20 ou 21/03 e  22/09, o Sol incide com mais intensidade na região da linha do Equador, ou seja, os raios solares ficam em ângulo reto no equador, o sol fica a pino ali. Nos exatos dias dos equinócios, a noite e o dia claro têm a mesma duração de 12 horas. Da mesma forma que acontece nos solstícios, essas estações se alternam nos hemisférios. Enquanto um é Outono, no outro é Primavera.

Aproveitem o outono e deixem seus comentários ai embaixo!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...