quarta-feira, 12 de março de 2014

Astro Notícia: Novas imagens da maior estrela hipergigante amarela conhecida

Concepção artística da maior estrela hipergigante amarela conhecida. As novas
observações mostraram uma pequena companheira.   Créditos: ESO
A estrela chamada HR 5171 A está localizada a 12 000 anos luz da Terra. É conhecida como uma hipergigante amarela e a estrela tem um diâmetro de 1 300 vezes o do Sol!



Vídeo mostrando imagens mais recente obtidas da estrela e uma
animação do que seria ela.   Fonte: Space.com/ESO

Recentes medições a colocam no ranking das 10 maiores estrelas conhecidas. Além de ser uma estrela imensa, medições feitas pelos cientistas no interferômetro do Very Large Telescope (VLT), que fica no Chile, indicaram a presença de uma pequena companheira muito próximo da hipergigante amarela. " As novas observações também mostraram que esta estrela tem uma companheira binária muito próxima dela, que foi uma verdadeira surpresa" , disse Oliver Chesneau, cientista de um observatório francês que trabalha com o VLT. 

Até hoje foram descobertas apenas 12 estrelas hipergigantes amarelas na nossa galáxia. Estrelas desse tipo estão em uma fase muito instável da vida estelar, se aproximando de sua catastrófica morte. Nessa fase elas atiram ao espaço imensas quantidades de matéria, formando uma enorme atmosfera ao seu redor.

Essas novas imagens foram obtidas, usando técnicas especiais chamada de interferometria para combinar a luz de diversos telescópios, criando um telescópio gigante que foi usado para observar essa estrela, segundo informações oficiais do European Southern Observatory, ESO.

FONTE: Space.com ( http://www.space.com/25026-largest-yellow-star-photos-video.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...