2013 TV135, asteroide que pode se chocar contra a Terra em 2032. Fonte: Nasa |
Ele foi descoberto se movendo na constelação da Girafa, por cientistas do Observatório Astrofísico de Crimeia, localizado na região sul da Ucrânia. " Eu estava observando a constelação da Girafa, monitorando-a como parte de nosso programa de busca de cometas", disse o astrônomo Gennady Borisov. " As primeiras observações mostram que ele se move rapidamente e próximo", afirmou ele.
Astrônomos da Itália, Espanha, do Reino Unido e Rússia confirmaram a presença dessa rocha, e ela já foi catalogada junto aos objetos que oferecem riscos à Terra.
Se esse asteroide se chocasse contra nosso planeta , ele criaria uma explosão equivalente a 2.500 megatons de TNT ou 50 vezes mais poderosa que a mais potente bomba nuclear já usada.
No dia 16 de setembro, esse objeto chegou a menos que 7 milhões de quilômetros da Terra. Seu período orbital é de 4 anos, passeando entre a órbita de nosso planeta até próximo a de Júpiter.
A chance de que ocorra um impacto, no dia citado anteriormente, é mínima, sendo estimada de 1 em 63.000, ou cerca de 99,998 % de não sermos atingidos.
" É uma descoberta relativamente nova. Com mais observações, espero que estejamos capazes de reduzir, ou até mesmo anular, a possibilidade de impacto para o futuro previsível", disse Don Yeoman, gerente de seção da Nasa que cuida de objetos próximos à Terra.
Pois é pessoal, se esse danado asteroide atingir a Terra em 2032, é melhor corrermos para as colinas... ;)
Bons Céus!
Referência: The Telegraph e NASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário