quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Universo e suas distâncias...



Galáxia de Andrômeda localiza-se a 2 milhões de anos-luz de nós.
Fonte: Wikipedia
Quantas vezes você, caro leitor, já ouviu a expressão tão difundida "valores astrônomicos" utilizada para passar a mensagem de que algo é imenso, gigantesco...? Muitas vezes. Mas você sabe quais as medidas utilizadas para realmente medir distâncias entre os astros no Universo?


Pois é, estamos acostumados a imaginar distâncias que vão de poucos metros a, no máximo, alguns milhares de quilômetros que separam os continentes. O máximo que o ser humano já chegou é cerca de 400 mil quilômetros, que separam a Terra da Lua. Então o que dizer do espaço interplanetário, interestelar ou mais ainda, o intergaláctico? Aí precisamos de algo bem maior...

Começamos pelas redondezas do Sistema Solar, podemos falar da Unidade Astronômica, a famosa U.A. Esta medida corresponde à distância média da Terra ao Sol que está na casa dos 149 milhões de quilômetros. Pode-se usar essa medida para, por exemplo, representar distâncias de astros dentro de nosso Sistema Solar, como planetas, cometas, asteroides. 

Unidade Astronômica, UA, equivale à aproximadamente 149 milhões de quilômetros.
Fonte: astronomiaeafins.blogspot.com
Agora expandimos nossa fronteira para além do Sistemas Solar. No espaço interestelar a UA já se torna pequena, então utiliza-se o tão conhecido ano-luz.

Um ano-luz equivale à distância que a luz percorre no período de um ano. Ela é obtida por simples multiplicações. Sabe-se que a luz viaja a aproximadamente 300 mil quilômetros a cada segundo, portanto basta encontrar quantos segundos há em um ano, o que é igual a 31.536.000 segundos. Esse valor multiplicado pela velocidade da luz nos dá o resultado de cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, que é a distância percorrida por ela nesse período.

Dessa mesma forma podemos encontrar unidades menores como minuto-luz ou hora-luz. Por curiosidade, o Sol está a aproximadamente 8 minutos-luz da Terra, ou seja, a luz demora esse tempo para sair de nosso astro-rei e chegar aqui!

Até aí tudo bem, mas distanciando ainda mais... Podemos então usar outra unidade menos conhecida, o parsec. Essa unidade pode ser abreviada para pc e vem das iniciais do nome latino paralaxis secundus. Sua definição é um pouco mais complicada. Imagine que você esteja tão distante da Terra que a distância de nosso planeta ao Sol, que é uma UA, seja vista sob um ângulo de 1 segundo de arco!  Veja a imagem abaixo:

A distância de 1 parsec equivale a 3,26 anos-luz ou 206.265 UA.
Fonte: zenite.com.nu
Essa distância equivale a 3,26 anos-luz ou a 206.265 UA. É muita coisa não? Mas essa medida tem seus múltiplos, o Megaparsec, Mpc, e o Gigaparsec, Gpc. Algumas galáxias estão a vários Mpc de distância, já o limite observável do Universo está na casa dos 14 Gpc... distâncias que não cabem em nossa imaginação.

Como podemos ver, o Universo e suas distâncias são de tirar o fôlego, o que aumenta ainda mais nosso fascínio por ele e a sede em desvendar seus mistérios.

Bons Céus!

Referência: www.zenite.nu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...