Quer ser astrônomo? Se esclareça neste artigo. |
Bem, eu descobri a astronomia a alguns anos na escola, quando me apresentaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA. Logo de primeira, consegui faturar uma medalha de prata em 2009. Fiquei só alegria e então essa ciência me fisgou completamente. Passei a procurar informações desta belíssima profissão que agora passo à vocês.
O astrônomo é aquele profissional que estuda e investiga os astros, seus fenômenos, suas origens, evolução, composição química, enfim, diversos aspectos. Mas para ser um astrônomo, não é somente gostar de olhar e admirar o céu. A base de conhecimentos desse profissional é a Física, a Matemática, e todas as outras matérias de Exatas, além de ser um bom pesquisador. Se seu fascínio para com a Astronomia é tão grande que te faz ter afinidade com todas essas matérias e habilidades, você será o profissional ideal.
No Brasil, somente a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) concede a graduação em Astronomia. Mas para ser esse profissional é possível se graduar em Física e depois fazer uma especialização ou pós-graduação nessa área. Um dos exemplos que podemos dar é a USP, que concede a habilitação nessa área para quem faz o curso de Física. Além disso, não há diferença entre os profissionais que escolhem alguma dessas formações. A duração dos cursos giram em torno de 4 anos.
Agora, em questão de áreas de atuação, podemos destacar a acadêmica, onde o profissional com mestrado, doutorado ou PHD, pode dar aulas no ensino superior, trabalhar em pesquisas nas universidades ou em centros específicos, como observatórios. Além disso, o astrônomo pode atuar no ensino médio, nas matérias de Física, Matemática ou Astronomia. Trabalhar também na divulgação científica em planetários e museus. Os salários podem variar de R$2 mil a mais de R$5 mil.
Além das competências já citadas, vale ressaltar o conhecimento de inglês, pois a maioria das publicações científicas são nesse idioma. Não podemos esquecer dos conhecimentos em Informática, hein?!
Espero que vocês tenham sanado algumas de suas dúvidas, caros Astro Iniciantes. Mas a minha recomendação é que estudem, estudem e estudem astronomia. Nada como um bom conhecimento da área em que vocês um dia pretendem atuar. Esse blog é dedicado à vocês que querem conhecer melhor essa fascinante área do saber, que é a Astronomia. Navegue nos diferentes artigos, compartilhem, troquem ideias. Por fim, vocês se conhecerão melhor e lançarão luz às suas ideias!
Cometem, curtam e compartilhem! Grande abraço e bons céus!
Referências: Guia do Estudante, www.universitarios.com.br, infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário