sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Astrônomo: Não é só gostar de estrelas!

Quer ser astrônomo? Se esclareça neste artigo.
Astroleitor, você já se imaginou como astrônomo? Se você está aqui, provavelmente sim, certo? Mas você já parou para pensar como deve ser essa carreira e como se formam astrônomos no Brasil? Leiam este artigo bem sucinto e fiquem por dentro!

Bem, eu descobri a astronomia a alguns anos na escola, quando me apresentaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia, a OBA. Logo de primeira, consegui faturar uma medalha de prata em 2009. Fiquei só alegria e então essa ciência me fisgou completamente. Passei a procurar informações desta belíssima profissão que agora passo à vocês.

O astrônomo é aquele profissional que estuda e investiga os astros, seus fenômenos, suas origens, evolução, composição química, enfim, diversos aspectos. Mas para ser um astrônomo, não é somente gostar de olhar e admirar o céu. A base de conhecimentos desse profissional é a Física, a Matemática, e todas as outras matérias de Exatas, além de ser um bom pesquisador. Se seu fascínio para com a Astronomia é tão grande que te faz ter afinidade com todas essas matérias e habilidades, você será o profissional ideal.

No Brasil, somente a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) concede a graduação em Astronomia. Mas para ser esse profissional é possível se graduar em Física e depois fazer uma especialização ou pós-graduação nessa área. Um dos exemplos que podemos dar é a USP, que concede a habilitação nessa área para quem faz o curso de Física. Além disso, não há diferença entre os profissionais que escolhem alguma dessas formações. A duração dos cursos giram em torno de 4 anos.

Agora, em questão de áreas de atuação, podemos destacar a acadêmica, onde o profissional com mestrado, doutorado ou PHD, pode dar aulas no ensino superior, trabalhar em pesquisas nas universidades ou em centros específicos, como observatórios. Além disso, o astrônomo pode atuar no ensino médio, nas matérias de Física, Matemática ou Astronomia. Trabalhar também na divulgação científica em planetários e museus. Os salários podem variar de R$2 mil a mais de R$5 mil.

Além das competências já citadas, vale ressaltar o conhecimento de inglês, pois a maioria das publicações científicas são nesse idioma. Não podemos esquecer dos conhecimentos em Informática, hein?!

Espero que vocês tenham sanado algumas de suas dúvidas, caros Astro Iniciantes. Mas a minha recomendação é que estudem, estudem e estudem astronomia. Nada como um bom conhecimento da área em que vocês um dia pretendem atuar. Esse blog é dedicado à vocês que querem conhecer melhor essa fascinante área do saber, que é a Astronomia. Navegue nos diferentes artigos, compartilhem, troquem ideias. Por fim, vocês se conhecerão melhor e lançarão luz às suas ideias!

Cometem, curtam e compartilhem! Grande abraço e bons céus!

Referências: Guia do Estudante, www.universitarios.com.br, infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...