quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Astro Notícias: Dia de glória... primeiro cometa brasileiro!

cometa c/2014 a4 sonear
Imagem do primeiro cometa descoberto por brasileiros, o C/2014 A4 SONEAR.
Imagem feita pelos astrônomos Ernesto Guido, Nick Howes e
Martino Nicolini.     Fonte: Observatório Remanzacco 

Confirmado o primeiro cometa descoberto em solo brasileiro, oficialmente batizado de C/2014 A4 SONEAR. Os seus descobridores são os astrônomos Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros do observatório SONEAR na cidade de Oliveira, interior de Minas Gerais. As primeiras imagens foram feitas no dia 12 de janeiro em um telescópio de 450 milímetros do observatório.

Após a detecção do objeto, diversas análises foram feitas em outros observatórios e chegou-se à conclusão que realmente o objeto se tratava de um cometa. A confirmação oficial foi divulgada nesta quinta-feira, 16, pela União Astronômica Internacional (IAU).

De acordo com os dados mais recentes, o cometa C/2014 A4 SONEAR tem órbita parabólica e provavelmente é originário da nuvem de Oort. Atualmente está a pouco mais de 6 UA do Sol (aproximadamente 946 milhões de quilômetros). O astro atingirá seu ponto mais próximo do Sol ( periélio) em 11 de setembro do próximo ano, 2015, quando chegar a pouco menos de 4 UA da estrela, o que equivale a cerca de 571 milhões de quilômetros.

Quer saber mais sobre Cometas? Leiam o artigo dedicado à eles em Cometas Menores do Sistema Solar: Cometas


Maravilhosa notícia, não é mesmo caros astroleitores? Comentem, curtam e compartilhem!

Bons Céus à todos.

Referência: Blog Remanzacco, Apolo11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...