quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Astronomia Básica: Geocentrismo

Continuemos com as origens dessa ciência maravilhosa.

Na postagem anterior vimos sobre como surgiu os primeiros passos da astronomia no mundo antigo, e continuamos nesse mundo antigo ainda ;)...
Vamos ver agora sobre o Geocentrismo - uma palavra estranha, mas você vai entender agora. Esse "palavrão" pode-se dividir em GEO que é "terra" e CENTRISMO que quer dizer "centro", portanto, geocentrismo é uma teoria que dizia que a Terra era o centro de tudo, todos os outros astros girariam em torno dela.
Podemos entender porque na antiguidade foi desenvolvido esse conceito. Vejamos, estando aqui na Terra, vemos todos os corpos celestes como sol, lua, estrelas, movimentarem ao nosso redor. Sendo então algo lógico.
As primeiras ideias foram pensadas por Aristóteles da Grécia antiga, mas essa teoria foi desenvolvida por CLÁUDIO PTOLOMEU, lá por volta do século II d.C. - esse modelo de organização dos astros também é conhecido como sistema ptolomaico.

Veja ai em baixo a representação desse modelo:
Modelo Geocêntrico

Nesse modelo existe algumas características importantes para entender. Os "caminhos" que os planetas, a Lua e o Sol fazem ao redor da Terra são chamados de Deferentes, e esses astros, exceto a Lua e o Sol, também girariam ao redor de um outro círculo, chamado de Epiciclo. Para entender melhor veja essa imagem:
O planeta giraria ao redor de um círculo ( o epiciclo) além de girar ao redor da Terra em outro círculo chamado de deferente.

Essa característica no modelo servia para explicar o porque que os planetas faziam o chamado movimento retrógrado, ou seja, um movimento em que determinado momento que o planeta volta em sentido contrário em sua órbita para depois voltar ao caminho original, veja abaixo:
Movimento retrógrado ( vai e volta) de um planeta

Esse fenômeno acontece devido a diferença de velocidade dos planetas.


O modelo Geocêntrico foi aceito por 14 séculos, aceito também pela Igreja Católica, pois se encaixava em passagens da bíblia.
 Mas depois desse "tempinho", um outro modelo foi desenvolvido... História para o outro post, aguardem!

Para entender melhor, você pode assistir esse pequeno vídeo que achei bem esclarecedor: http://www.youtube.com/watch?v=Yrr2NN1LOd0



Abraços!!!

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, postem ai!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...