quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Astronomia Básica: Heliocentrismo

Nesse post o assunto é Heliocentrismo. Para começar, a palavra pode ser dividida para melhor entendimento de seu significado: HELIO significa "sol" e CENTRISMO significa "centro", portanto o sol no centro. Esse modelo é a oposição ao Geocentrismo ( explicado no post anterior), que perdurou por cerca de 14 séculos. O pai deste modelo, e considerado o pai da astronomia moderna, é Nicolau Copérnico (1453-1543), que por volta do ano de 1514 divulgou o modelo matemático que apoia que a Terra não é o centro, mas sim o sol, portanto, todos os planetas girariam em torno dele:
Modelo Heliocêntrico - O sol agora passa a ser considerado o centro do Sistema Solar

Explicando melhor, o sol se encontra no centro, a Terra, sendo orbitada pela Lua, girava em seu próprio eixo e juntamente com os outros planetas, descrevem órbitas circulares ao redor do "astro rei".
Tirando, então, a visão humanista da época, ou seja, o homem já não seria o centro do universo. A Igreja o rejeitou com veemência, pois o modelo era contrário à Bíblia, além de secundarizar Deus. Mas com o tempo surgiram muitos adeptos e pessoas renomadas aprimoraram o modelo como Tycho Brahe, Johannes Kepler e Galileu Galilei.

Vocês podem consultar outros sites para melhor entendimento, recomendo este:

Abraços!!! Não deixem de comentar e sugerir, criticar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...